O senador Angelo Coronel (PSD-BA) fez um alerta: outras mercadorias que compõem a cesta básica poderão ter um forte aumento de preços, a exemplo do que acontece nos últimos dias com o arroz.
Coronel classificou como doloroso o aumento do preço do produto, e não titubeou em apontar a causa.
“A política cambial está fazendo com que nossas comodities (mercadorias) tenham na exportação uma opção melhor do que a venda para o mercado interno“, apontou o senador, ou seja, com o dólar desse jeito, é melhor para o produtor exportar do que vender aqui dentro, o que segundo o senador é um movimento normal da produção e do comércio.
Para ele é preciso fazer com que a equipe econômica “caia na real e institua de imediato uma política cambial para que essa taxa do dólar caia e o mercado interno volte a ser atraente para o produtor“.
Coronel pede juízo à equipe econômica
Coronel classifica como paliativa a redução a zero da alíquota de importação do arroz, medida tomada na 4ª feira, 9, pelo Governo Federal para tentar conter o preço do arroz.
“Tem que cair o câmbio”, insiste o senador baiano, “Caiu o dólar, o mercado interno aquece para todos os itens em que nós brasileiros somos campeões de produção”.
Angelo Coronel disse esperar que a equipe econômica “Comece a melhorar o juízo e aja urgente para reduzir essa taxa cambial para que tenhamos novamente preços competitivos e baixos e que o povo brasileiro possa comprar e se alimentar”.