Na comemoração do seu aniversário de 60 anos, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel, reuniu hoje (05.05) a provável chapa majoritária que irá concorrer ao Governo da Bahia e ao Senado Federal nas eleições de 7 de outubro próximo: o governador Rui Costa, o vice-governador João Leão, o ex-governador Jaques Wagner e o próprio Coronel, estes últimos pré-candidatos ao Senado. Além deles, marcaram presença na festa, realizada na Quinta da Beneficência Portuguesa, os senadores Otto Alencar, Roberto Muniz e Lídice da Mata, a chefe do Ministério Público da Bahia, Ediene Lousado, o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Léo Prates, deputados federais e estaduais, dezenas de desembargadores, prefeitos e vereadores dos mais variados matizes políticos, do DEM ao PT, além de milhares de amigos.
“Não cheguei até aqui sem as bênçãos de Deus, sem todo o investimento que meus pais fizeram em mim como pessoa, sem o apoio de Eleusa, minha esposa, de meus filhos maravilhosos Angelo e Diego, enfim, da minha família. E tenho a grande satisfação de ter feito amigos ao longo desses 60 anos de existência. Amigo não se mede pela política, nem pela religião nem pelo time que torce. Amigos são aqueles que a gente planta em nossa existência. E tem que ser um cultivo que não pense em colheita”, disse Coronel, agradecendo os milhares de abraços – pessoais e virtuais – que recebeu.
“Privo da amizade de Coronel há 30 anos. É meu compadre – sou padrinho de seu filho Diego – e tem uma visão muito aguda sobre a Bahia, sua economia e seus graves problemas sociais. Como pessoa, é um dos sujeitos mais bem-humorados que conheço e sua marca pessoal é a solidariedade, sempre de braços abertos para ouvir todos. Como canta Roberto Carlos, Coronel é meu amigo, irmão, camarada”, disse o senador Otto Alencar.
“Conheci Coronel quando ele tinha apenas 10 anos. Conheço a família dele. Então, posso dizer que o conheço bem. Coronel, que reúne amigos dos mais diversos pensamentos em torno dele, é uma pessoa arrojada e muito competente. Pode ser tudo que quiser na vida, inclusive Senador”, diz o vice-governador João Leão.
“A grande qualidade de Coronel é a leveza, porque está sempre de bom-humor. Brinco até com ele dizendo que se for mesmo para o Senado, terá que ser mais contrito, porque lá é uma casa legislativa mais sisuda. Coronel é um agregador, que tem uma retaguarda muito importante que é a sua família, principalmente sua esposa Eleusa. E está pronto para voos mais altos”, diz o ex-governador Jaques Wagner.
“Coronel traz ideias novas para a política com a sua alegria e, principalmente, com a sua energia. Ele fala a linguagem que o povo entende, sem enrolação, sem discurso vazio. Chegou na Assembleia e mudou rapidamente a imagem da Casa para melhor. Encerro este ano o meu mandato no Senado e tenho convicção de que ele está pronto pra chegar lá”, diz o senador Roberto Muniz.
“Geralmente o poder muda a pessoa pra pior, porque a vaidade sobe à cabeça. Coronel, não. Ele continua o mesmo e com uma qualidade importantíssima para o ser humano, que é o espírito de solidariedade. Em pouco mais de um ano como presidente da ALBA, Coronel só fez crescer no conceito dos baianos”, elogia o líder da Maioria na ALBA”, deputado Zé Neto (PT).
“Sou amigo de Coronel antes dele assumir a presidência da Assembleia Legislativa. E em pouco mais de um ano ele fez uma revolução no parlamento baiano. É um homem que assume compromissos e, tenha a certeza, vai cumpri-los. Não é uma questão de política, mas de caráter”, destaca o deputado estadual Sandro Régis (DEM).
“Coronel faz na Assembleia Legislativa da Bahia uma gestão muito profícua, de grandes realizações. E como pessoa, não tem igual, porque é afetivo, atencioso e não fica preocupado com convenções nem com agradar uma corrente e/ou desagradar outra. Ele é autêntico, igual para todos”, qualifica o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Léo Prates.
LULA LIVRE
Ainda nesta manhã de sábado, a convite do deputado federal Jorge Solla (PT), Angelo Coronel participou da plenária Lula Livre, em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde abril na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, na Federação, e contou ainda com as presenças do ex-governador Jaques Wagner, e dos deputados estaduais Alex Lima(PSB) e Carlos Ubaldino (PSD).
“No dia 13 de abril, a Assembleia Legislativa da Bahia foi o primeiro parlamento do Brasil a organizar um ato em solidariedade ao ex-presidente Lula. Apoio a plenária Lula Livre porque a Constituição brasileira é clara: qualquer brasileiro só pode ser condenado depois do trânsito julgado da sentença. A presunção de inocência é uma garantia pétrea do estado democrático de direito. Manter Lula na prisão é o mesmo que rasgar a nossa Constituição. Eleição sem Lula é fraude”, justifica Coronel.
“Essa é a terceira plenária no Estado com este caráter e tem sido grande o apelo popular. As pessoas querem se encontrar pra dizer que também estão indignadas com a perseguição a Lula e que estão na luta por sua liberdade”, diz um dos idealizadores do ato, o deputado federal Jorge Solla.
Você precisa fazer login para comentar.