Instituição com 81 anos de existência, a Liga Bahiana Contra Câncer(LBCC), dirigida pelo médico Aristides Maltez Filho, concede a medalha no Grau de Comendador ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD). Na mesma sessão solene da Ordem do Mérito, a LBCC outorga à presidente do Instituto Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel, a medalha no Grau de Cavaleiro.
A solenidade acontece amanhã – terça-feira 22 -, às 19 horas, no auditório do Hospital Aristides Maltez (HAM), na Avenida D. João VI, em Brotas. A LBCC foi criada pelo médico Aristides Maltez, juntamente com outros 52 colegas de profissão, no Hospital Santa Izabel, em 13 de dezembro de 1936, como forma de mitigar o sofrimento de mulheres acometidas de tumor maligno, notadamente de colo de útero.
Ao assumir a presidência da Alba, em fevereiro do ano passado, Angelo Coronel retomou o convênio do Legislativo baiano com o Hospital Aristides Maltez – 20 anos depois da última parceria firmada entre as duas instituições, na então presidência do senador Otto Alencar. A iniciativa deu-se através do Instituto Assembleia de Carinho – braço social da Alba -, coordenado por Eleusa Coronel, esposa do presidente da Casa.
Uma publicação compartilhada por Angelo Coronel (@angelo.coronel) em
O Assembleia de Carinho foi além em suas ações em benefício do HAM. Em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), o instituto capitaneou o trabalho junto aos prefeitos baianos, no sentido de os Executivos municipais também firmarem convênios com o primeiro hospital especializado em oncologia do Brasil. Em apenas um ano de existência do Assembleia de Carinho, mais de 120 Prefeituras baianas já assinaram convênio com o HAM.