N1 Bahia
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira, 21, dois relatórios do senador Angelo Coronel (PSD-BA).
O primeiro relatório faz justiça aos consumidores, principalmente os de baixa renda, nas contas de água, luz e telefone.
No relatório do Projeto de Lei que impede que sejam cobradas tarifas mínimas nas contas de água, luz e telefone, Angelo Coronel frisa que a cobrança dessas tarifas, especialmente dos mais pobres, é injusta, por que “na maioria dos municípios, uma parcela significativa dos usuários, principalmente de baixa renda, tem um consumo efetivo inferior ao estipulado na franquia mínima”, ou seja, a maioria dos consumidores que recebe essas contas com o valor mínimo ainda assim paga mais do que usa.
O texto agora será analisado e votado na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC).
Fibromialgia – Em outro parecer, Angelo Coronel defende que o Sistema Único de Saúde atenda integralmente pacientes com fibromialgia, uma doença que segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia atinge 2,5% da população mundial e um percentual semelhante no Brasil.
Fibromialgia: atendimento total pelo SUS
No relatório elaborado para o Projeto de Lei que veio da Câmara dos Deputados, Coronel cita os sintomas da fibromialgia para justificar a necessidade do atendimento total pela rede pública de saúde.
“É uma síndrome de causas que ainda carecem de esclarecimento, caracterizada por dor muscular generalizada, crônica,
podendo durar até mais de 3 meses, acompanhada de sono não reparador e cansaço”, explica o parecer do senador, acrescentando que “a síndrome, em certos casos, acarreta ansiedade, depressão e alterações na concentração e na memória“.
Você precisa fazer login para comentar.