O senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresentou nesta quarta-feira, 5, um requerimento solicitando audiência pública no Senado para debater os violentos ataques a escolas no Brasil.
Coronel pede que a Comissão de Segurança Pública, da qual é membro titular, discuta as causas de ataques recentes, como os que aconteceram em São Paulo e Santa Catarina, e busque prevenir esses crimes bárbaros com mudanças na lei ou na atuação de agentes públicos e privados.
No requerimento, o senador baiano lista uma série de autoridades e pessoas que devem ser chamadas à audiência, tais como representantes do ministério da Justiça, do sistema de segurança dos estados, da mídia e das redes sociais, meios que preocupam o parlamentar desde que ele presidiu a CPMI das fake news e foi relator de um Projeto de Lei sobre o assunto.
No documento, já enviado à Comissão, Angelo Coronel questiona “O que tem motivado esta série de ataques a escolas? Dois casos que aparentam diferentes motivações podem ter ligação entre si ainda que de maneira indireta? Como está a segurança de nossos adolescentes e crianças nos ambientes escolares? O planejamento destes crimes se dá muitas vezes pelas redes sociais, o que leva a indagação de como as plataformas estão agindo. E ainda, qual o papel da imprensa na divulgação desses casos”.
Para que a audiência pública ocorra, o requerimento precisa ser aprovado pela Comissão de Segurança Pública.